Arquitetura Gótica - Conheça!

Já conhece a Arquitetura Gótica? Confira o post e saiba quais são as opções que o estilo pode trazer para os seus projetos!? Decoração com lindas prateleiras para plantasO termo “gótico” é popularmente usado para descrever o estilo de vida dos amantes da cor preta e é tendência forte no mundo da moda. Mas a história por trás da palavra é bem diferente.O conceito é derivado da arquitetura e é, sem dúvida, um dos mais impressionantes que temos até hoje. Rica em detalhes e marcada por grandes construções, a Arquitetura Gótica é parte da história da Europa e alguns de seus aspectos podem ser aplicados nos projetos atuais de decoração.Quer saber mais sobre esse estilo? Então, não deixe de ler o post para se inspirar!Características da Arquitetura Gótica. Também conhecido como “obra francesa”, o estilo surgiu ao norte da Europa em meados da Idade Média, que durou entre os séculos V e XV. Essa forma de expressão veio depois da Arquitetura Românica (derivada das características arquitetônicas da Roma Antiga, prevendo a construção de edifícios preparados contra invasões e conflitos), e precedeu o movimento Renascentista (que propõe a volta dos padrões artísticos clássicos).

A Arquitetura Gótica é tida como um marco na história do continente europeu e das artes em geral, uma vez que rompeu com o modelo de construção vigente e se tornou uma vertente inovadora. O estilo surgiu em meados do século XII e foi padrão para as construções até o século XV.O gótico trouxe as famosas abóbadas ogivais. Elas permitiam a ampliação das dimensões laterais e possibilitavam que as construções fossem mais altas e, consequentemente, maiores.Essa técnica também tornou os projetos flexíveis, fazendo com que as colunas deixassem de ser largas e grandes para terem formato discreto e visual leve.O estilo é conectado às práticas religiosas mais fortes da época, em especial o catolicismo — o que faz com que suas características estejam muito presentes em igrejas, catedrais e edifícios públicos. Em geral, as plantas dos projetos tinham formato de crucifixo, por isso a iluminação do interior era tão importante.Consideradas símbolos religiosos, as obras arquitetônicas e seus aspectos construtivos eram baseados no comportamento da sociedade e nas influências que comandavam as relações.? Dicas de estantes para montar um lindo jardim na varandaPor isso, muitos prédios se caracterizam pelo visual vertical, com elementos que apontam para o céu, e pela sensação de superioridade e supremacia.Exemplos de obras na EuropaAs construções mais conhecidas que representam o estilo estão na França, mas é possível encontrar exemplares magníficos em outros países, como Alemanha e Itália. Confira abaixo as principais obras e suas características!

Últimas do Blog

Fique por dentro das principais notícias do mercado imobiliário!

img

Arquitetura Gótica - Conheça!

Já conhece a Arquitetura Gótica? Confira o post e saiba quais são as opções que o estilo pode trazer para os seus projetos!? Decoração com...